Em João Pessoa, Leia Mulheres debate aclamado romance de Elena Ferrante: A amiga genial

O clube de leitura Leia Mulheres JP irá se reunir neste sábado (27) para debater a obra de um dos mais recentes fenômenos literários: Elena Ferrante. O livro escolhido para o mês de maio foi “A amiga genial”, primeiro de uma tetralogia.

O encontro acontece a partir das 18h, no Colaboratório Turmalina Arte e Literatura, no bairro de Manaíra. A atividade é gratuita e não exige inscrição prévia.

Leia mais...

Editora Illuminare, atuando no Brasil e Argentina, se dedica a divulgar e destacar novos autores

 

Na atualidade existem cada vez mais editoras no mercado brasileiro e estrangeiro onde a concorrência é grande e nem sempre os autores são valorizados e destacados como precisam.

Nesse cenário, a Illuminare vem se destacando como uma das novas editoras brasileiras, com filial em Buenos Aires, que se volta a valorizar os novos talentos literários através de uma grande rede de marketing literário.

Leia mais...

Fotografia Paraibana é tema da VI Edição do Por do Sol no Globo

VI EDIÇÃO DO PÔR DO SOL NO GLOBO
DEBATE A FOTOGRAFIA PARAIBANA

A confraria Sol das Letras, em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Artístico e Cultural de João Pessoa - Copac, apresenta debate sobre a importância da fotografia como documento histórico.

Leia mais...

Ativista Cultural Jô Ramos organiza, em junho, III Salão do Livro de Portugal - Lisboa

III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Exposição “Fotos no Varal de Lisboa”

Dias:  24 e 25 de junho de 2017

Pela terceira vez vamos reunir escritores dos países de língua portuguesa para reforçarmos a parceria e discutir a melhor forma de divulgação do nosso trabalho em outros países, reforçar o network e, principalmente, estabelecer contatos para publicação editorial de suas obras nos dois países.

Leia mais...

Trecho de A Dama de Jade - por Yasmin Anukit

Numa fração de segundos, ela contempla-o, perplexa, como se visse um deus caído do céu. 

Porém, logo arrefece, tombando o rosto para o lado.

Mei acredita estar se afogando. 

Leia mais...

Verdadeiros Pais - por Rosa Marques

    Mal chegou da cidade naquela tarde Zéza correu a casa da irmã, ansiosa por contar-lhe a novidade. Uma alegria interior, segredava-lhe que era uma boa notícia o que tinha para contar à irmã. Àquela hora encontraria Elisa ocupada na lida da casa, ou já sentada a bordar, junto à soleira da porta como era seu costume. Abriu o portão e foi entrando ao mesmo tempo que a chamava.

Leia mais...

Distúrbio de Leitura e Escrita pela psicopedagoga Etany Cristina Lopes de Souza

A ideia de escrever este artigo surgiu da necessidade de compartilhar, fornecer e esclarecer registros e informações de minhas experiências como professora na rede pública e privada em diversos Estados do Brasil.

Leia mais...

Viajando pelo Mundo - Baviera

Quem chega ao Franz Josef Strauss, aeroporto de Munique, (Munchen), tem de percorrer trinta e oito quilómetros, pela A 9 para chegar ao centro, (marienplaz), de uma  linda e alegre cidade de aproximadamente 1,4 milhões de habitantes, capital do estado da Baviera, considerada a mais bonita região da Alemanha. O rio Isar - afluente do Danúbio - que a atravessa ao centro, empresta-lhe ainda maior beleza com as suas pontes enfeitadas por coloridos vasos de flores.

Leia mais...

A Confraria do Pessoas

Eu andava com muita saudade dos encontros semanais com o saudoso Júlio de Queiroz, talvez o maior escritor catarinense da contemporaneidade. Nós nos encontrávamos com o Júlio, três, quatro ou cinco pessoas, para conversar sobre literatura, sobre artes, sobre vida. E ele era um homem culto, experiente, inteligente, que sabia como ninguém escrever e contar histórias. Era, acima de tudo, um grande amigo. E encontrar com amigos é tudo.

Leia mais...

Divulga Escritor e Texto Ideal fecham parceria exclusiva para elaboração de textos literários profissionais

Autor, profissionalize a apresentação do seu livro por meio de um texto profissional/jornalístico para divulgação de sua obra.
Depois de muito trabalho, enfim, você conseguiu publicar seu livro. Mas se não houver uma boa apresentação nas mídias apropriadas, todo o seu trabalho correrá grande risco. Evitar que isto aconteça é muito fácil e está ao seu alcance.

Leia mais...

Aberta Inscrições para autores e Editoras que desejam participar, em 2017, da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

A mais importante Bienal do Livro do Norte e Nordeste e a terceira maior do Brasil está marcada para acontecer entre os dias 6 a 15 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda. Em sua 11ª edição, a tradicional feira literária pernambucana tem como homenageados os escritores Fernando Monteiro e Lima Barreto (in memoriam). 

Leia mais...

04 de maio em João Pessoa 40º Por do Sol Literário na Academia Paraibana de Letras

A Confraria Sol das Letras, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, apresenta mais um sarau literário. A 40ª edição de Pôr do Sol presta homenagem ao Grupo José Honório Rodrigues.

Leia mais...

As muitas diferenças coloquiais - Brasil X Portugal - por Neca Machado

“A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.

Leia mais...

S.O.S - Salvem os Beija-flores

Carlinhos, de onze anos, é amiguinho de Rafael, com dez. Eles, ao entardecer, brincam de pesquisadores.
Quando estão com dúvidas sobre qualquer assunto, seja na escola ou no condomínio onde residem, seguem para o “laboratório de pesquisas” — o quarto de Carlinhos —, ligam o computador, acessam a internet e procuram respostas.

Leia mais...

JAX, apresenta "Praxedes, sua empregada e a ordem suprema"

Praxedes sempre se considerou uma pessoa dotada de raro senso de organização. Com efeito, seu comportamento costuma ser bastante metódico no dia-a-dia. Quando chega à casa, de volta do escritório, e não tem outro compromisso formal, troca de roupa, cuidando para que as chaves do carro e as da residência saiam dos bolsos do paletó para cima da cômoda do quarto de dormir.

Leia mais...

22 de Abril de 1500: Data oficial da chegada ao Brasil da armada de Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral é o navegador português, a quem é atribuída a "descoberta"/achamento do Brasil, nasceu em Belmonte, em 1467 ou 1468, filho do alcaide-mor daquela localidade. Com cerca de 10 anos foi para a corte e, uns anos mais tarde, viria a casar-se com uma sobrinha de Afonso de Albuquerque.

Leia mais...

Incrições para OLHAR BILATERAL encerra 25 de abril 2017

Uma Antologia SAHAR em parceria com A.C.I.M.A

O projeto Antológico literário denominado: OLHAR BILATERAL é dedicado à promoção, difusão e valorização da literatura brasileira e lusófona no Brasil, e no Exterior.

Leia mais...

Abandono - por Alves dos Santos

Ama-me

Imploram os meus olhos mal te encontram

 

Ama-me

Fantasio acordado num constante sonhar contigo

 

Ama-me

Desejo de Homem que esconde um sorriso de menino

Leia mais...

Poesia: importância e sua natureza - por Carmen Lúcia Hussein

A redação de poesia beneficia o aluno no processo crítico e criativo, bem como na leitura e crítica, levando-o a questionar e a refletir sobre os valores e os problemas da vida. Faz com que ele a aprecie nas suas qualidades poéticas como a beleza, a harmonia e a simplicidade que, além de serem percebidas no poema, também são vistas nas pessoas e na vida.

Leia mais...

Ilusão - Soneto da autora Yasmin Anukit

Ilusão

Nós viajamos de uma vida à outra,
do vale escuro ao cume aonde neva,
qual folha a esvoaçar em ânsia louca...
Somente a primavera é que se leva...

Leia mais...

Simplesmente Eu - Homenagem da autora Eloísa Avilla a seus pais

Madrugada...

Estrelas adormecem no céu da fazenda...

Lamparinas iluminam a colônia.

No fogão, a lenha alimenta o fogo.

O café tem aroma e sabor de mais um dia de lida.

Leia mais...

Imaginação e Percepção através da arte com a psicopedagoga Etany Cristina

O presente artigo aborda a arte como ferramenta para o desenvolvimento das disciplinas básicas, verificando como o projeto de arte pode desenvolver a imaginação e a percepção.

Leia mais...

Em João Pessoa - 06 de abril XXIX Edição do Por do Sol Literário terá lançamento do Troféu Solito e Concurso de Literatura

 A Confraria Sol das Letras promove, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, na próxima quinta-feira (dia 6), o XXXIX Pôr do Sol Literário, com uma programação, que inclui o lançamento do Troféu Solito, do I Concurso de Literatura Sol das Letras, além de apresentação de livros dos escritores José Nunes, Neide Medeiros, Socorro Aragão e Ana Isabel de Sousa Leão.

Leia mais...

Impactante e Reflexiva "Avenida Paulista" aos olhos da autora Ana Paula Cavalcanti

Sábado, início da noite, na rua alguns indivíduos estão sentados no canteiro, outros tantos dentro da lanchonete.
Se veem com a distância de quem não vive no mesmo planeta.
Parece que não respiram o mesmo ar, não são acordados pelo mesmo sol ou não são embalados pela mesma lua.

Leia mais...

Em abril 4º FLAL - Festival de Literatura e Artes Literárias

Sou escritora. Autodenominei-me escritora quando escrevi um livro e decidi me jogar literalmente na literatura.

Escrever um livro e vendê-lo, não é tarefa fácil. Mas eu pergunto: literatura é isso? Escrever e vender? É isso que nos dá prazer?

Leia mais...

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance