Imaginação e Percepção através da arte com a psicopedagoga Etany Cristina

O presente artigo aborda a arte como ferramenta para o desenvolvimento das disciplinas básicas, verificando como o projeto de arte pode desenvolver a imaginação e a percepção.

Repensando com a arte enquanto conhecimento, expressão e linguagem, o tema articulado foi embasado em pesquisas nas obras de Pablo Picasso, Vicent Van Gogh e Leonardo da Vinci (cubismo, expressionismo e simetria) atingndo assim o entendimento das formas geométricas axial e sensibilização do aluno. Os instrumentos de pesquisa incluíram reeleituras das obras, atividades simétricas, além de coleta de dados através de questionários a alunos e professores.

 

Ao longo do tempo, a arte experimenta mudanças na sua maneira de ser. Cabe à história da arte avaliar a importância destas modificaçãoes, pois a sua ferramenta de auxílio para o desenvolvimento das disciplinas básicas, cujo objetivo é verificar como o projeto de arte pode desenvolver na criança a percepção e a imaginação. A imaginação pode realizar-se em sua totalidade através da arte, criando sentidos fundamentados nos sentimentos, ações, pensamentos, reflexões e descobertas, desdobrando e detalhando-as. A arte é, nesse ensino-aprendizagem, transformadora e potencializadora e tem auxiliado em outras áreas.

 

O ensino da arte tem a função de fornecer competência chave para que a criança desenvolva sua visão de mundo, sensibilidade, humanização, percepção e imaginação, pois a arte não está isolada do nosso cotidiano e de nossa história pessoal. O aluno, no ensino fundamental, desenvolverá sua competência estética e artística, aprendendo a valorizar e a julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas.

 

É primordial relatar que o ensino da Arte é enfatizada de forma mais abrangente na Eduacação infantil, enquanto que, no ensino fundamental, a arte é trabalhada de uma forma imprecisa, onde o educador conta uma história e manda desenhar sobre ela, ou continua pedindo para colorir desenhos com péssima qualidade estética, prejudicando a sua precepção e intelecto.

 

O desenho artístico tem uma grande importância, sendo instrumento da aprendizagem intuitiva através dos sentidos, da percepção e transcrição dos objetos, transformando assim a pedagogia retórica e verbalista.

 

É através da imaginação artística que se dá o auto-conhecimento, a utopia, a compreensão e a esfera dos sentimentos, além de apresentar um importante elemento pedagógico. Dessa forma, estar-se-á ampliando a percepção de cultura de mundo como também a conscientização social dos discentes. A arte é um instrumento fundamental para que se tenha a compreensão e a organização de nossas ações. Conclui-se que a imaginação orienta o conhecimento e a aprendizagem. A arte exprime e mostra uma visão direta dos sentimentos de vitalidade.

 

O saber artístico trouxe progressos que incluíram o âmbito mais próximo, particular e singular; como a região, a escola, a sala de aula, e as pessoas individualmente. Não é mais prudente ignorar que a arte auxilia em outras disciplinas. Além de ser um poderoso veículo para o desenvolvimento da imaginação e da percepção, é também para a soma de ultura intelectual necessária ao processo de ensinio-aprendizagem.

 

Sobre a autora:

Etany Cristina nasceu em Goiana, estudou no Colégio da Sagrada Família. Em 1994 foi morar no Recife, estagiando no Banco do Brasil, onde terminou o segundo grau.

Em 1995, casou e foi morar em Manaus, onde iniciou as primeiras aulas no Liceu de Artes, se formando como Artística Plástica. Com isso, participou de diversas exposições e feiras de artes. Em 2001 foi morar na cidade de Cascavel no Paraná, ficando até 2005, onde se se formou em Pedagogia, estagiando em rede pública e particular, porém, dando continuidade nas pinturas à óleo sobre tela. Com varias vernissage e exposições, ministrou aulas para adolescentes e adultos.

Em 2007 fez pós graduação em Psicopedagogia, entre outros curso de especialização na área de Educação Especial.

Em 2009 optou por morar em Manaus AM, dando continuidade ao trabalho de psicopedagogia, formou um grupo de pais de filhos autistas, que hoje é uma ONG ( Mãos Unidas pelo Autismo), trabalhou como orientadora no Colégio Militar de Manaus por dois anos.

Mais uma cidade fez parte de sua bagagem cultural, a cidade de Brasilia DF, na qual morou um ano.

2012 a 2014 foi para a cidade de Santa Maria -RS, e começou os trabalhos atendendo crianças com alguma limitação. Tendo um artigo publicado no Jornal local.

Fez mais especialização: Aperfeiçoamento em Terapia Cognitiva Comportamental , participando de diversos seminários e cursos.

Em 2015, resolveu ficar mais perto da família, vindo morar em Maceio-AL.

Hoje esta formando um grupo para ministrar palestras na rede pública, como também fazer atendimento nos bairros mais carentes da cidade.

Uma trajetória longa, com uma bagagem cultural diversificada.

E agora nos dando a oportunidade de compartilhar os conhecimento

 

 

Etany Cristina Lopes de Souza

Artista Plástica/ Pedagoga/ Psicopedagoga

Contato

082 987649234

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance